h1

Primórdios do Design Gráfico

fevereiro 25, 2007

  A comunicação visual, em seu sentido mais amplo, tem uma longa história. Quando o homem primitivo, ao sair à caça, distinguia na lama a pegada de algum animal, o que ele via era um sinal gráfico. Podemos considerar como as primeiras representações gráficas os desenhos nas cavernas do homem pré-histórico. Consequentimente no decorrer dos tempos esse sinais gráficos desenvolveram-se até chegar o estágio da criação das letras de um alfabeto.

  O design gráfico é a arte de criar combinações entre palavras e imagens numa superfíe qualquer para transmitir uma idéia. Pode ser que um dos dois – texto ou imagem – predomine, ou que o significado de cada um seja determinado pelo outro.

  O contexto também determina o sentido do design e o modo como ele é interpretado. Um dos mais conhecidos designs gráficos modernos – ny.jpg– é uma combinação de pictograma e sinais alfabéticos, que depende, para transmitir sua mensagem, de um entendimento comum do significado e da conversação.

  O significado transmitido pelas imagens e sinais alfabéticos tem pouco a ver com a pessoa que os criou ou escolheu: não expressam as idéias de seus designers. A mensagem do produtor atende às nescessidades do cliente que está pagando por ela. Embora estejam implicitas ou as vezes explicitas preferências estéticas do designer.

  O design gráfico, como profissão, só passou a existir a partir de meados do século XX; até então, os anunciantes e seus agentes utilizavam os serviços oferecidos pelos artistas comerciais.

  Esse eram visualizadores (artistas de layout), tipógrafos que faziam o projeto detalhado do chamado texto e davam instruções para a composição.

Hoje em dia o Designer solitário tornou-se parte de uma equipe na industria das comunicações – o mundo da publicidade, publicaçao de revistas e jornais, marketing e relações públicas.

Fonte: Design grafico uma historia concisa – Richard Hollis ; trad. Carlos Daudt

2 comentários

  1. Excelente essa matéria, estou pensando em suagar para o meu blog.o que acha?


  2. Não faz isso não amigo. A fonte é: Design grafico uma historia concisa – Richard Hollis ; trad. Carlos Daudt



Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: