h1

Nas HQs

abril 16, 2007

por Fabrício Caleffi 

A possibilidade de utilizar tantas cores, os softwares cada vez mais avançados para editoração e edição de imagens, além de outros elementos, instigaram ainda mais as mentes criativas por trás dos super-heróis e vilões das Histórias em Quadrinhos (HQs).

Will Eisner, um dos precursores das HQs modernas já utilizava-se de lances de perspectiva inovadores, criando a sensação de um falso 3D, dando profundidade e sensação maior de movimento aos seus quadrinhos, como o famoso Spirit (1940).

Como fã, aprecio muito a utilização que Todd Mcfarlane fez desses conceitos de Eisner. Em sua publicação Spawn, Mcfarlane utiliza muito do meta-quadrinho – a página inteira é concebida como um quadrinho, não somente os quadrinhos normais das HQs – e de quadrinhos em perspectiva, o que, auxiliado pela colação totalmente feita em computadores, dão uma sensação quase cinematográfica das cenas impressas. Como já mencionado anteriormente, as inovações quanto à papel e impressão também são responsáveis por isso; se utilizássemos tantas cores e tão vívidas como as de hoje nas impressões de antigamente, o papel simplesmente desmanchava.

Página de Spawn, de Todd Macfarlaneuntitled-1.jpg

Quanto aos softwares, no começo do ano passado a Marvel Comics lançou um software bem legal para a construção de quadrinhos digitais de seus próprios personagens.

O Marvel Heroes Print Studio prove ao usuário desenhos de seus personagens, cenários, pôsteres, balões de diálogo, e fontes das mais diversas para que qualquer um possa criar sua própria história de fanzine com os personagens da editora. Não tive acesso ao manual do software, mas parece que estas criações tem um local próprio para serem disponibilzadas, no próprio site da empresa, e não podem ser comercializadas na forma impressa, mas a simplicidade de uso da ferramenta mostra bem a facilidade que os softwares proporcionam para que qualquer pessoa possa criar e editorar sua própria revista num computador caseiro.

Aos interessados, o software está disponível para teste no próprio site da empresa, www.marvel.com .

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: